Com grande satisfação convidamos os caros colegas pediatras e profissionais da área de saúde para a jornada de nutrição comemorativa dos 50 anos de nutrição em pediatria da SPSP. A nutrição, base do crescimento e desenvolvimento cognitivo, evoluiu de forma extraordinária nestes 50 anos. Da alta prevalência da subnutrição à transição nutricional e obesidade infantil, dos novos conhecimentos relacionados à funcionalidade dos nutrientes, da nutrigenômica e do microbioma intestinal entre outros, conceitos e paradigmas mudaram ao longo dos anos.

A incorporação do conceito dos “Mil Dias” determinou a união dos esforços científicos da obstetrícia e pediatria visando a prevenção das alterações do crescimento fetal através da melhor nutrição materna e durante os primeiros anos de vida. Obter o melhor potencial de crescimento e desenvolvimento cognitivo e a prevenção das doenças crônico não transmissíveis decorrentes dos mecanismos epigenéticos é objetivo de inúmeros estudos pediátricos.

Métodos de nutrição artificiais como a Nutrição Parenteral desenvolveram-se neste período permitindo a sobrevida de crianças prematuras extremas e cirúrgicas com exclusão do trato gastrointestinal.

Novos desafios impuseram-se à pediatria: a maior incidência de doenças alérgicas e o avanço da terapêutica pediátrica em doenças graves como exemplo neoplasias e doenças auto imunes incorporaram novos conceitos no tratamento nutricional destas crianças.

As mudanças sociais e de estilo de vida nas últimas décadas e a maior incorporação feminina na força de trabalho ocasionaram mudanças na alimentação da família e crianças.

Em muitas situações clínicas faz-se necessário diagnosticar e tratar com auxílio de pediatras especialistas e a colaboração de outros profissionais que unem esforços para a plena recuperação da saúde da criança e adolescente.

A Jornada dos “50 anos de nutrição da SPSP” tem o objetivo de atualização interdisciplinar com os especialistas da SPSP e profissionais de áreas afins com interface na nutrição infantil apresentando novos conceitos e caminhos futuros através de inovador modelo de apresentações seguidas de debate e colóquio com a platéia que certamente aproveitarão este grande evento de educação continuada da SPSP na sua prática clínica diária.


Aguardamos a sua importante presença!


Cordialmente,

Dr. RUBENS FEFERBAUM
Presidente do Departamento de Nutrição da SPSP
Coordenador dos Departamentos Científicos da SPSP